Menu

Conectando Territórios: Carnaval, conhecendo um pouco sobre quem foi Prata Preta

O Cordão do Prata Preta que sai todo sábado de carnaval no bairro da Saúde é em homenagem a Horácio José da Silva, conhecido como Prata Preta, capoeirista e estivador brasileiro.

Horácio José da Silva, o Prata Preta foi considerado o mais ousado líder das barricadas da Saúde, um símbolo de luta contra o governo durante a Revolta da Vacina em 1904. Entrou para a história como uma figura destemida. Liderou mais de duas mil pessoas na barricada de Porto Arthur contra o exército, constando que chegou a matar um soldado durante um dos ataques. A revolta nos bairros da Saúde e Gamboa foram lideradas por ele, onde a população amontinada montou barricadas na Praça da Harmonia, atacou o moinho Inglês na Gamboa e resistiu entrincheirada. A revolta foi deliberada em 16 de novembro de 1907 e Prata Preta foi preso depois de muita resistência, foi levado para a prisão com vida, mas depois perde-se a notícia sobre seu paradeiro.

Em 2004, quando foi completado o centenário da revolta da vacina, foi criada a Associação Carnavalesca e Cultural Cordão do Prata Preta com objetivo de reconstruir a memória do capoeira.

Em memória a Prata Preta.

prata_blog2

Compartilhe este artigo!


0 Comentários

Post relacionado

  TOPO