Menu

MEMORÁVEIS DO BRASIL: DICA FRASÃO

Com muita tristeza semana passada recebi a notícia de que Dica Frasão não está mais embelezando a cidade de Santarém.

Tive o grande prazer em conhecê-la em minha viagem ao Pará em outubro de 2016. Lembro que estava visitando a orla de Santarém, me perdi pelas ruas e acabei descobrindo o Museu de Dica Frasão.

No momento que entrei, ela estava lá em sua cadeira mostrando todo o seu acervo e trabalho de muitos anos para o futuro prefeito da cidade.

Acabei participando da visita guiada com ela e cada peça que me mostrava, ficava mais encantada com a delicadeza e beleza de cada item. Era de uma grandeza nunca visto por esses olhos. Me apaixonei no mesmo instante por todo seu trabalho.

Tive a grande alegria de passar aquela tarde com ela, tomando suco e onde Dica me contou a sua história de vida e trabalho.

Foi um dia inesquecível para mim ter conhecido essa linda e talentosa artesã, que deixa como legado um grande patrimônio imaterial para o Brasil.

Nasceu em Capanema, 29 de setembro de 1920. Perdeu a mãe com 7 anos e teve que criar os irmãos. Chegou em Santarém com 22 anos.

Foi uma grande artista, aprendeu sozinha a costurar e utilizava elementos da natureza como fibras, sementes e raízes amazônicas. Ela dizia” Pego a natureza e transformo em roupa, faço fibra virar pano”. E dessas maravilhas que criava, chegou com suas peças a rainha da Bélgica e no Vaticano com um presente ao Papa João Paulo II.

Alguns exemplos de seu lindo trabalho:

 

IMG_0788                                                  IMG_0792

 

 

Dizia “Sou uma artista nata”.

Em suas peças mostrava as belezas de sua região. Levou a história de Santarém para fora do país. Inovou com sua costura, principalmente utilizando matéria prima extraída da flora amazônica como entrecascas de árvore, fibras extraídas de capim, palha de buriti, entre outros.

IMG_0785

Dica tinha um trabalho único e que deve ser reconhecido por todos os brasileiros.

Quem for visitar Santarém, não deixe de conhecer o Museu de Dica Frasão, que agora deve estar encantando e colorindo outros lugares.

Obrigada Dica!!!!

IMG_0800

 

 

In memorium: Dica Frasão

23 de maio de 2017

Thaís Rosa Pinheiro

Compartilhe este artigo!


0 Comentários

Post relacionado

  TOPO