Menu
IMG_1263

II Encontro Turisol

Foi realizado no mês de agosto de 2015, dos dias 12 a 14, o II Encontro da Turisol, realizado no Cet em Brasília.

IMG_1263

A Turisol é a Rede Brasileira de Turismo Solidário e Comunitário, que surgiu em 2003, a partir da articulação de sete iniciativas de turismo comunitário brasileira, que com apoio da Embaixada da França no Brasil, participaram do FITS (Fórum Internacional de Turismo Solidário) em Marselha.

O Instituto Virtual do Turismo (UFRJ), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) foram parceiros na discussão e construção das bases dessa Rede. Em 2008 o edital para apoio a inciativas de turismo de base comunitária no Brasil do Ministério do Turismo (MTur) apoiou o Projeto Bagagem na gestão e articulação da Rede Turisol, projeto que durou até 2010 e teve como principais resultados o Encontro Nacional da Rede Turisol em 2010 e as publicações sobre as 07 iniciativas pioneiras da Rede: Projeto Bagagem, Acolhida na Colônia, Rede Tucum, Casa Grande, Saúde e Alegria, Mamirauá e Silves.

Os três dias de evento foram bastante intensos e produtivos. A abertura contou com a palestra do doutor em sociologia, o equatoriano Carlos Malsonado, fundador da REd Turs que fomenta o turismo comunitário na América Latina.

O segundo dia de evento foi o dia de apresentação de palestras e casos de sucesso, além de workshops e debates. Nesse dia o Conectando Territórios apresentou a sua proposta de agencia de turismo de base comunitária e os principais desafios que vem sendo desenvolvidos.

IMG_1041

O último dia de evento aconteceu uma feira de trocas de negócios, no qual comunidades e operadoras de turismo puderam apresentar suas propostas e conversar sobre possíveis parcerias. Estavam reunidas comunidades quilombolas, indígenas e de produtoras agrícolas.

IMG_3229

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este artigo!


0 Comentários

Post relacionado

  TOPO