Menu

Belém do Pará: O encontro com as origens

O Brasil é reflexo de uma grande mistura de culturas: indígena, portuguesa, africana, italiana, japonesa e assim vai. Em consequência disso, é possível ter diferentes vivências no país e entender nossas origens.

Visitar Belém do Pará é ter uma destas vivências inesquecíveis que nos faz entender ainda mas nós mesmos. A cidade é a porta de entrada da Floresta Amazônica, seja nas áreas mais urbanas ou em alguma das 39 ilhas da região, o destino sempre tem como cenário a maior floresta tropical do planeta.

Belém abriga cerca de dois milhões de habitantes e sua gastronomia é considerada como a que melhor representa a cultura brasileira.

A exótica culinária reúne pratos famosos no Brasil e no exterior, e apesar do clima úmido e quente, receitas típicas, como o pato no tucupi  e o tacacá são servidos fervendo.

Belém tem um movimento cultural riquíssimo, tanto que o principal teatro da cidade, o famoso “Teatro da Paz”, sempre tem atividades culturais repleta de tradição. A cidade tem se destacado no Brasil e no mundo, levando a artes visuais, a música e o audiovisual para além das fronteiras amazônicas. Exemplo disso é o Carimbó que virou febre entre os jovens do sudeste do país.

O artesanato indígena também não fica atrás, sendo hoje vendido e apreciado internacionalmente. Para aqueles que querem conhecer um pouco mais desta cultura é possível visitar comunidades indígenas que apesar de viverem no centro urbano, preservam suas tradições e fornecem workshops de artesanato, comida e indumentária.

Os moradores de Belém são extremamente religiosos, resultado da introdução da religião católica na época colonial e a superstição e misticismo dos índios. Em decorrer desta religiosidade, temos uma das maiores e mais belas procissões do mundo, chamada Ciro de Nazaré que reúne dois milhões de pessoas em uma caminhada da fé.

É na Baía de Guarajara que partem os passeios de barcos, a Baía banha várias cidades do estado do Pará e muitas viagens são feitas por transporte fluvial.

O visitante também pode estender a viagem para Ilha de Marajó e para outros destinos como Oriximiná onde se encontra comunidades indígenas e quilombolas.

Viajar para Belém do Pará com a Conectando Territórios é se abrir para a tradição, se envolver e ampliar os horizontes. Embarque nesta viagem com a gente e conheça ainda mais o significado de Brasilidade.

 

 

Compartilhe este artigo!


0 Comentários

Post relacionado

  TOPO