Menu
DSC_0041

Chapada da Diamantina: Conexão com a natureza

Quando falamos de Bahia a imagem de belas praias invadem nossa imaginação e esquecemos que no coração do estado existe uma exuberância vertida em formações rochosas chamada CHAPADA DA DIAMANTINA.

DSC_0097

Região de serras, localizada no centro da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe, e do Rio do Contas. Essas correntes de águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em belas cachoeiras e piscinas transparentes.

IMG_4433

O parque nacional criado em 1985, é administrado pelo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semi-árida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

 

História

Até o início do século XVIII não havia colonização na região, em 1701, Portugal já sabia da ocorrência de ouro no norte da Chapada Diamantina (próximo à cidade de Jacobina). A fase áurea do ouro na Bahia durou quase dois séculos, até os primeiros anos do século XX, quando as jazidas começaram a se esgotar.

Por volta de 1817 foram descobertos diamantes na serra do Bastião, episódio este responsável pelo povoamento do local. Paulistas começaram explorar em Rio de Contas (já na área sul da Chapada) e logo chegaram os garimpeiros de Minas Gerais, assim como aventureiros, foragidos, lavradores, boiadeiros, ricos comerciantes da capital e senhores de engenho do Recôncavo baiano.

Quando ir a Chapada Diamantina?

Não existe época desaconselhável para a Chapada, a região se modifica com a mudança das estações, porem é possível admirar e aproveitar o parque o ano todo.

Principais Vilas

Lençóis

Capital turística da Chapada, a cidade faz lembrar algumas regiões históricas de Minas Gerais, mas o astral é definitivamente baiano. Repleto de lojinhas próximas umas às outras que ficam abertas até a hora do jantar é possível se sentir bem instalado e ter muita diversão.

Vila do Capão

O nome oficial do distrito é Caeté-Açu, mas todo mundo conhece como Vale do Capão (ou simplesmente Capão). É o único dos destinos da Chapada que não tem status de vilarejo histórico, a vila consiste praticamente em uma rua e uma praça.

Em julho acontece o Festival de Jazz do Capão, sempre na segunda semana do mês.

Conectando Terrórios na Chapada da Diamantina

Os cenários existentes na Chapada da Diamantina são de uma beleza indescritível que provoca emoção a cada vivência. A riqueza natural, cultural e histórica é tão grande que existem diversos roteiros para desfrutar, como trekkings, turismo de base comunitária e muita aventura.

A empresa Conectando Territórios organiza passeios belíssimos com roteiros que passam por belezas naturais a visitas em comunidades tradicionais que mantêm os costumes e tradições até hoje, onde você pode desfrutar da natureza e se conectar com a memória do local.

Entre em conexão com a gente e venha conhecer esse paraíso brasileiro, aprender a fazer farinha de mandioca no quilombo, comer uma deliciosa comida tradicional e ouvir as histórias dos griôs (pessoas mais velhas da comunidade), além de se aproximar da natureza.

Com certeza é uma viagem incrível com emoção e aventura para todos os gostos, o melhor de tudo é que este paraíso é brasileiro.

DSC_0139

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe este artigo!


0 Comentários
  TOPO