Menu
DSC08790

O QUE É O TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA?

 Você já percebeu que o mundo está se transformando?

Fomos durante muito tempo estimulados a consumir descontroladamente, a trabalhar cada vez mais para ganhar mais dinheiro e continuar consumindo.

Muitos já estão se dando conta que esse tipo de comportamento não tem muito sentido, que após o consumo imediato vem a sensação de vazio.

Esse movimento vem tomando consciência de pessoas ao redor do mundo. Você já ouviu falar do slow life? Slow food? São movimentos que mantém o estilo de vida menos acelerado, onde as pessoas podem ter mais contato com seus amigos, pessoas da sua família, podem parar e cozinhar sua própria comida.

A mesma coisa acontece com o turismo. O turismo massivo está perdendo sua força. Visitar um lugar com um monte de pessoas, enfrentando fila somente para tirar foto e não conhecer verdadeiramente o local. Isso está mudando.

Você já ouviu falar sobre o turismo de base comunitária?

Ele se caracteriza pela participação dos moradores locais no processo de desenvolvimento do turismo.

Então as próprias pessoas da comunidade que trabalham como guias locais, fazendo a deliciosa comida, ensinando a fazer seu artesanato ou hospedando em suas casas. Esses são alguns exemplos de atividades que os moradores locais exercem.

Portanto o Turismo de Base comunitária contribui para a valorização da identidade local, manutenção e preservação dessas comunidades em seus territórios.

Muitas comunidades tradicionais vivem em áreas valorizadas, atraindo o interesse de grandes empresários. Lutam constantemente para se manterem em suas terras.

Esse tipo de turismo além de ter um viés da sustentabilidade, contribui para conservação do meio ambiente, dá também visibilidade para essas comunidades e ao seu modo de vida tradicional.

Também gera renda fortalecendo cada vez mais as comunidades locais.

A diferença dos passeios tradicionais é que no turismo de base comunitária acontece a conexão entre os visitantes e os moradores.

DSC_0184

O Turismo de base comunitária está crescendo no Brasil, mas se você quiser experimentar, o Conectando Territórios te leva aos melhores destinos pelo país.

Venha se conectar!!

 

Compartilhe este artigo!


0 Comentários

Post relacionado

  TOPO